1º PRÊMIO PROPRIEDADE PRESERVADA1º PRÊMIO PROPRIEDADE PRESERVADA

Publicado em 08/05/2023, Por Assessoria de Comunicação

1º PRÊMIO DE MELHOR PRÁTICA DE PRESERVAÇÃO DE PROPRIEDADES RURAIS DO MUNICÍPIO DE CENTENÁRIO 1º PRÊMIO PROPRIEDADE PRESERVADA

Diminuir o efeito causado por atividades antrópicas em uma propriedade rural a partir de mudanças de hábitos, atitudes e comportamentos dentro da propriedade rural, podem diminuir os efeitos causados por diversas atividades como a agricultura, por exemplo.  Essas iniciativas que os produtores realizem em suas propriedades são pouco vistas ou não reconhecidas pela sociedade em que vivemos. A partir desse olhar, a Prefeitura Municipal, juntamente com a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente e EMATER, por meio deste projeto, visa reconhecer o produtor rural que mantem sua propriedade rural preservada.

Objetivo: Este prêmio busca incentivar o produtor rural do município a valorizar ainda mais sua propriedade rural como também incentivar as boas práticas de conservação ambiental e também divulgar o cuidado que o produtor rural mantêm com suas nascentes e riachos dentro de sua propriedade.

Regras de participação: O produtor rural que se interessar em participar do concurso, deverá se inscrever no Departamento de Meio Ambiente do Município para fins de preencher a ficha de inscrição. A propriedade deverá ser a propriedade sede, onde o produtor reside e deve ter nascentes, olho d’água ou riachos com Área de Preservação Permanente bem preservados como também manter práticas e cuidados a fim de evitar a poluição destes e do solo. As inscrições serão entre os dias 08 à 31 de maio de 2023.

Análise das propriedades: As propriedades que queiram participar do concurso, após sua inscrição, técnicos da área se deslocarão até a propriedade para analisar o cumprimento dos quesitos, estas visitas serão realizadas durante a programação da semana municipal do meio ambiente, sendo os produtores avisados antecipadamente. Irão analisar: Leandro Kubiak - chefe do escritório da EMATER de Centenário, Cézar da Rosa – ATR Regional da EMATER, Vagner Magaieski – empresa de assessoria ambiental do município, Tatieli dos Santos – licenciadora ambiental e Daiane Rufato – fiscal ambiental. As 3 propriedades rurais que melhor se destacarem nos cuidados e preservação, receberão a premiação de 1º, 2º e 3º lugares, respectivamente.