1° SEMINÁRIO REGIONAL DE PROMOÇÃO E PREVENÇÃO DA SAÚDE: PERSPECTIVAS E DESAFIOS NA BUSCA DA SAÚDE INTEGRAL1° SEMINÁRIO REGIONAL DE PROMOÇÃO E PREVENÇÃO DA SAÚDE: PERSPECTIVAS E DESAFIOS NA BUSCA DA SAÚDE INTEGRAL

Publicado em 04/12/2023, Por Assessoria de Comunicação

Na última sexta-feira, 1º de dezembro, membros da equipe da Secretaria de Saúde de Centenário, especializados em práticas integrativas, participaram do 1° Seminário Regional de Promoção e Prevenção da Saúde. Durante o evento, a equipe teve a oportunidade de apresentar as práticas integrativas implementadas no Centro Terapêutico do município, criado em 2021 com o objetivo de centralizar as atividades de fisioterapia e práticas integrativas. Com enfoque na história da implementação dessas práticas, foram compartilhadas experiências com atendimento individualizado e através de grupos, destacando os resultados obtidos, e ainda apresentando o inovador projeto "MoviMente Centenário".

Hoje saúde pública do município além da fisioterapia convencional e pilates, os munícipes tem acesso a acupuntura, auriculoterapia, aromaterapia, reiki, dança, terapia comunitária e microfisioterapia. As práticas integrativas são alternativas na busca pela saúde integral, proporcionando não apenas a redução de dores, mas também reduzindo a utilização excessiva de medicamentos. Reconhecendo as práticas integrativas como peças-chave para o bem-estar e a qualidade de vida da população, é possível explorar e implementar práticas inovadoras para o benefício da comunidade.