Encontro de Fruticultores reúne participantes de mais de 40 cidades do sul do paísEncontro de Fruticultores reúne participantes de mais de 40 cidades do sul do país

Publicado em 27/09/2023, Por Assessoria de Comunicação

Centenário sediou, neste dia 27 de setembro, o Encontro de Fruticultores. O evento que foi promovido pela administração municipal, Grupo Moreto e Sucos LongaVita fundadores da Citro Sul Indústria e Comércio de Sucos, Emater, Câmara de Vereadores de Centenário, AMAU e apoio das instituições financeiras Sicredi, Banrisul, Banco do Brasil e Cresol e da Queijaria Kanigoski.

Contando com a participação de mais de 400 participantes de diferentes cidades do Rio Grande do Sul e Santa Catarina, que foram recepcionados com um delicioso café da manhã, com diversos pratos preparados com laranja e o suco produzido com frutas colhidas em Centenário, o evento contou com momentos de conteúdo técnico apresentado por profissionais da área, bem como a participação de Paulo Lipp representando a Secretaria Estadual de Agricultura, divulgando o panorama da fruticultura no RS.

Durante a abertura oficial do encontro onde fizeram-se presentes junto a mesa de honra autoridades regionais, prefeitos, vice-prefeitos e secretários das regiões da AMAU e AMUNOR e representantes das associações reginais, gerentes das instituições financeiras, empresários responsáveis pelo empreendimento de fabricação de sucos, colaboradores da EMATER e da prefeitura municipal, o Secretário de Desenvolvimento Rural Ronaldo Santini fez uma participação ao vivo parabenizando a mobilização dos municípios em prol da fruticultura como cultura alternativa nas propriedades.

Também esteve participando do encontro, o Deputado Estadual Paparico Bacchi, que em seu discurso fez o lançamento do consórcio dos fruticultores que estará sendo aplicado em breve.

O prefeito Neninho, anfitrião do evento mobilizou os prefeitos para assinarem um solicitação de incentivos para mudas de laranja, que será destinada ao governo do estado, buscando fortalecer o setor e implementar cada vez mais a fruticultura como fonte de renda na agricultura familiar.

Após o almoço, foi lançada a pedra fundamental da Indústria de Sucos Citro Sul, uma fusão entre Grupo Moretto e Sucos Longa Vita. Esse empreendimento que gerará mais valor agregado, renda e empregos também fortalecerá a produção de laranja, nas regiões da AMAU e AMUNOR.

Também dentro do Programa Desenvolve + Centenário, o prefeito Neninho realizou a entrega simbólica do cheque de incentivos para mudas de laranja, aos fruticultores do município, um investimento de mais de 300 mil reais para manutenção de pomares existentes e implantação de novos pomares.

O chefe do executivo municipal também entregou o cheque simbólico aos representantes da Citro Sul Indústria e Comércio de Sucos, no valor de 500 mil reais, destinado para incentivar a instalação da indústria no município e será propulsora do desenvolvimento econômico abrindo espaço para que mais empresas busquem Centenário para se instalar, bem como terá participação fundamental no desenvolvimento da fruticultura a nível regional.