Centenário recebe a centelha da 86ª Corrida do Fogo Simbólico da PátriaCentenário recebe a centelha da 86ª Corrida do Fogo Simbólico da Pátria

Publicado em 22/08/2023, Por Assessoria de Comunicação

Anunciando o início das comemorações da Semana da Pátria, o município de Centenário recebeu, na tarde de ontem (21), a Centelha da 86ª Corrida do Fogo Simbólico da Pátria. O fogo simbólico da Pátria surgiu em 1937, como ideia de um grupo de patriotas do Rio Grande do Sul, que procurava um símbolo que representasse o ardor cívico do povo brasileiro. Todos os anos, por ocasião das comemorações da Independência, realiza-se a cerimônia do Fogo Simbólico, como ato de abertura da Semana da Pátria. O Fogo Simbólico da Pátria representa o saber e o conhecimento, resgata censo cívico e o orgulho de ser brasileiro, este ano o município foi novamente privilegiado com a chegada deste fogo. Nesse ano teve como tema em âmbito nacional os 100 anos da morte de Rui Barbosa, e em âmbito regional as comemorações de 100 anos da Revolução de 1923. Durante a solenidade o prefeito Genoir Marcos Florek (Neninho) recebeu da comitiva da Liga de Defesa Nacional a Centelha do Fogo Simbólico e acompanhado do guardião da chama Soldado Éverton Menosso realizaram o acendimento da pira. O prefeito municipal recebeu ainda o Diploma de Participação na 86ª Corrida do Fogo Simbólico da Pátria e a Outorga da Medalha Paladino do Civismo. Giovana Maria Stormovski Pegorini, responsável pela Secretaria de Educação, Cultura e Turismo, realizou a entrega da Bandeira Municipal ao senhor Rogério Guterres de Ávila e Guilherme Machado Severo, representantes da Liga de Defesa Nacional/RS, para que a mesma seja apresentada no Desfile Cívico de 07 de setembro em Porto Alegre. Prestando uma singela homenagem às comemorações em âmbito regional sobre os 100 anos da Revolução de 1923, os alunos da Escola Estadual de Ensino Médio Rondônia, turma 50, do 5º ano, declamaram a poesia, “Prosa dos Lenços” de João Panteleão Gonçalves Leite.