Centenário é bandeira laranja em Modelo de Distanciamento Controlado do RS

Município possui risco médio de propagação do novo Coronavírus

Imagem Destaque Centenário é bandeira laranja em Modelo de Distanciamento Controlado do RS
Data da Publicação: 13/05/2020

Centenário foi classificado com bandeira laranja no Decreto 55.240, de 10 de maio 2020, que institui o distanciamento controlado para prevenção e enfrentamento à pandemia causada pela Covid- 19 no Rio Grande do Sul. O Decreto também reitera a declaração de estado de calamidade pública em todo o território estadual e dá outras providências.

O Modelo de Distanciamento Controlado foi construído com base em critérios de saúde e de atividade econômica, priorizando a vida, dessa forma criou-se um sistema de bandeiras, com protocolos obrigatórios e critérios específicos a serem seguidos pelos diferentes setores econômicos.

O distanciamento controlado prevê quatro níveis de restrições, representados por bandeiras nas cores amarela, laranja, vermelha e preta.

Bandeira laranja

O estado foi dividido em 20 regiões, que foram analisadas considerando a velocidade de propagação da Covid-19 e a capacidade de atendimento do sistema de saúde. No total, 11 indicadores, como número de novos casos, óbitos e leitos de UTI disponíveis, dentre outros; determinam a classificação das bandeiras da região.

A cidade de Centenário possui bandeira laranja estando na região de agrupamento R 16 de Erechim. A bandeira laranja é classificada como risco médio, ou seja, significa que a região está com um dos dois cenários: média capacidade do sistema de saúde e baixa propagação do vírus ou alta capacidade do sistema de saúde e média propagação do vírus.

Com novo decreto bares precisam estar fechados

O novo Decreto do governo do estado, prevê que estejam fechadas casas noturnas, bares, pubs, cinemas, clubes sociais, esportivos e similares. Para o setor de alimentação, é permitido o funcionamento com telentrega, take away e atendimento presencial restrito. Os restaurantes são proibidos de oferecer bufê.

O comércio, com a bandeira laranja, segue podendo abrir suas portas, com as medidas preventivas que já estavam em vigor. Pelo modelo estadual, missas e serviços religiosos podem ocorrer com atendimento individualizado ou limitação a 25% do público. Além dessas medidas, o uso de máscaras é obrigatório em ambientes abertos e fechados para população.

Site reúne todas as informações

Os dados completos, com os protocolos para cada setor econômico, de acordo com a bandeira atribuída à região, são disponibilizados no site distanciamentocontrolado.rs.gov.br.

Confira abaixo os documentos em PDF com os critérios de ocupação e protocolos de prevenção para Centenário nas áreas de Administração Pública, Agropecuária, Alojamento e Alimentação, Comércio, Industria, Saúde, Serviços, Serviço de Informação e Comunicação, Serviços de utilidade pública e Transportes.


    Imagens da Notícia

  • Ver imagem

ACESSO AS
REDES SOCIAIS