Como manter a saúde mental durante a pandemia da Covid-19

Imagem Destaque Como manter a saúde mental durante a pandemia da Covid-19
Data da Publicação: 12/05/2020

Uma pandemia como a da Covid-19 vem transformando a vida de milhões de pessoas no Brasil e no mundo. O isolamento social, o medo, a incerteza com o futuro, e a mudança no ritmo são ações e sentimentos que se fazem presente no atual momento.

Conforme a psicóloga Luciane Paula Gutowski, é possível preservar a saúde mental. “Durante uma pandemia, é esperado que estejamos frequentemente em estado de alerta, preocupados, estressados, angustiados e com sensação de falta de controle, frente as incertezas do momento, e do futuro.  Para tanto, estabelecer estratégias de cuidado psíquico em momentos como este é fundamental”, explicou.

Na Unidade Básica de Saúde (UBS Centenário) é possível buscar um atendimento especializado. Contudo, a psicóloga dá algumas dicas sobre como preservar a saúde mental nesse momento. Confira abaixo as orientações:


    INFORME-SE, MAS COM CAUTELA: Reduza o contato com notícias que causam estresse ou ansiedade.

    SE DISTRAIA: Procure fazer algo que gosta como conversar, ouvir música, assistir filmes, ler um livro.

    TENHA HÁBITOS SAUDÁVEIS: Faça atividade física em casa, e invista em uma alimentação equilibrada, (frutas, legumes, cereais, carnes como frango e peixe, por exemplo, auxiliam no equilíbrio do estresse e ansiedade).

    RESPIRE E RELAXE: Tire um tempo do dia para praticar técnicas de respiração e meditação.

    MANTENHA SEUS CONTATOS: Continue mantendo contato virtual e telefônico com as pessoas da sua família e amigos.

    FALE MAIS SOBRE SENTIMENTOS E EMOÇÕES: Converse com alguém de sua confiança, sobre como tem se sentindo neste momento.

    SE PRECISAR BUSQUE AJUDA PROFISSIONAL!


    Imagens da Notícia

  • Ver imagem
  • Ver imagem

ACESSO AS
REDES SOCIAIS