Vacinação contra Febre Aftosa confirmada para 16 de março

Imagem Destaque Vacinação contra Febre Aftosa confirmada para 16 de março
Data da Publicação: 10/03/2020

A primeira etapa da campanha de vacinação da Febre Aftosa, prevista para maio, foi antecipada para o período de 16 de março a 14 de abril de 2020, de acordo com parecer do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

Os últimos focos da doença no RS ocorreram nos anos de 2000 e 2001 e acarretaram em graves prejuízos econômicos, como sacrifício e abate sanitário de aproximadamente 29 mil animais e gastos de U$$ 25 em custos diretos. Além disso, as perdas econômicas também foram geradas pelo impedimento do comércio nacional e internacional de produtos de origem animal e vegetal.

A antecipação faz parte da estratégia do Estado para ser declarado pelo órgão livre de aftosa sem vacinação, a fim de obter, em um segundo momento o reconhecimento internacional dessa condição pela Organização Mundial de Saúde Animal (OIE). Até o momento, no Brasil, apenas os estados de Santa Catarina e Paraná conquistaram o status sanitário de zona livre de aftosa sem vacinação.

Cerca de 227 mil bovinos e bubalinos deverão ser vacinados nos 31 municípios de abrangência da Supervisão Regional da Agricultura de Erechim. Em todo o RS, a expectativa é de imunizar 12,5 milhões de animais, somente em Erechim o número chega a 10 mil.

Segundo o secretário de Agricultura de Centenário, Dorival Junior Preczewski, a Prefeitura de Centenário irá comprar todas as doses para imunização dos animais do município.

A partir do dia 16 de março, a movimentação de bovídeos só poderá ser realizada mediante vacinação prévia da propriedade, obedecidos os prazos de carência.


    Imagens da Notícia

  • Ver imagem

ACESSO AS
REDES SOCIAIS