Análises de solo são realizadas de forma gratuita em Centenário

As avaliações auxiliam nas correções de solo importantes para aumento da produtividade

Imagem Destaque Análises de solo são realizadas de forma gratuita em Centenário
Data da Publicação: 10/06/2019

O conhecimento e a tecnologia tem sido aliados dos agricultores de Centenário na busca por uma melhoria na produtividade das propriedades rurais. A análise do solo é uma das ferramentas utilizadas para dar ao produtor rural mais informações sobre a sua propriedade e desta forma fazer com que ele consiga aumentar a produtividade fazendo as correções adequadas.

A Prefeitura de Centenário, por meio da Secretaria de Agricultura está desenvolvendo um projeto que realiza esta análise de solo nas propriedades rurais sem custo para o agricultor. Segundo o secretário de agricultura, Dorival Junior Preczewski, o objetivo é fazer com que o produtor rural faça a avaliação do solo da sua propriedade para fazer as correções e ter uma maior produção de grãos, pastagem ou no milho para silagem.

Preczewski destaca que as análises que estão sendo feitas têm a validade de dois anos, e alguns produtores já estão com a validade da sua análise vencida, o secretário ressalta que esses agricultores podem fazer o encaminhamento para uma nova avaliação da prefeitura. “Basta o produtor levar uma amostra do solo até a prefeitura nas terças-feiras pela manhã que nós levamos a amostra para o laboratório, e dentro de 7 a 10 dias a análise fica pronta”, destacou ele.

A análise possui validade de dois anos, porém cada produtor rural tem direito a realização de uma análise a cada 12 meses.