Centenário inicia reservas para o programa Troca-Troca de Sementes

Produtores Rurais devem ir até a Secretaria Municipal de Agricultura para realizar o pedido das sementes de milho e receber as orientações técnicas das variedades disponíveis

Imagem Destaque Centenário inicia reservas para o programa Troca-Troca de Sementes
Data da Publicação: 31/05/2019

A prefeitura de Centenário, por meio da Secretaria de Agricultura já está recebendo as reservas de sementes de milho do Programa Troca-Troca de Sementes.

Apesar do Governo do Estado ainda não ter aberto o período para realização dos pedidos para a próxima safra, a prefeitura de Centenário optou em antecipar o processo de reservas das sementes para garantir que todos os produtores rurais interessados sejam contemplados, além de poder organizar melhor o cronograma de atividades nas propriedades, com um planejamento antecipado do plantio.

Segundo o assistente técnico da Secretaria Municipal de Agricultura, Vanderlei Kubiac, a prefeitura optou em dar uma atenção especial no programa Troca-Troca de Sementes pois ele tem produzido resultados muito bons para o produtor rural, principalmente pelo fato dele adquirir as sementes com um subsídio de aproximadamente 50%, além disso o pagamento é feito de forma parcelada. A exceção são as sementes chamadas “transgênicas”, onde o produtor precisa fazer o pagamento de um percentual no momento em que o Governo do Estado abrir o período de pedidos.

Kubiak também destaca que o Estado abre o período para os pedidos por poucos dias, por isso a prefeitura está preocupada em antecipar as reservas para que quando inicie o cadastramento dos pedidos, a Secretaria Municipal de Agricultura já tenha os dados de todos os produtores. Vale ressaltar que o pedido máximo é de quatro bolsas de sementes por CPF.

É importante que o produtor rural vá até a Secretaria de Agricultura fazer sua reserva e converse com o setor responsável para avaliar qual é a semente mais adequada para o objetivo da propriedade. A maior parte dos produtores do município utilizam a produção de milho para fazer a silagem e garantir o abastecimento de alimento para os animais. Diversas sementes estão sendo disponibilizadas nesta safra, entre as variedades que já podem ser reservadas estão a JM 4M50; JM 3M51; SHS 7990 PRO2; SHS 7920 PRO PRO 3; SHS 5560; LG 3040; LG 6030; LG 36701 e SG 6302.


    Imagens da Notícia

  • Ver imagem

ACESSO AS
REDES SOCIAIS