Centenário intensifica trabalho de silagem nas propriedades rurais

Parceria entre o governo municipal e produtores rurais está garantindo a segurança alimentar do gado de corte e leite durante todo o ano

Imagem Destaque Centenário intensifica trabalho de silagem nas propriedades rurais
Data da Publicação: 30/05/2019

A prefeitura de Centenário, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, segue a parceria no trabalho de silagem nas propriedades rurais do município. O trabalho conjunto entre a prefeitura e os produtores de gado leiteiro, possibilita a disponibilização de quatro tratores, que atendem todas as comunidades rurais do município.

A silagem do milho safrinha tem se consolidado como uma forma de produzir alimento de qualidade para o rebanho em períodos críticos do ano. Pensando em uma segurança alimentar do rebanho, o produtor rural busca uma alternativa para reduzir os custos de aquisição de alimentos para o seu rebanho.

Um dos produtores rurais beneficiados pela parceria é o agricultor Rodinei Nierwinski. Ele possui uma propriedade rural de 33 hectares, e conta com uma produção bastante diversificada. Apesar do principal foco da sua produção ser os grãos, atualmente ele possui aproximadamente 30 cabeças de gado, entre leite e corte, que complementam o orçamento da propriedade. Ele enfatiza que sem a parceria com a prefeitura, o trabalho de silagem seria inviável. “Esta parceria entre a prefeitura e os produtores é muito importante, pois para manter uma máquina para fazer esse trabalho inviabiliza o processo. Por meio desta parceria, a prefeitura disponibiliza a máquina, com a hora subsidiada, e isso viabiliza o processo”, comentou o produtor rural.

Segundo o secretário Municipal de Agricultura, Dorival Junior Preczewski, é feito sempre que as condições climáticas permitem, e a prefeitura atende todos os produtores que protocolam o pedido. “Todas as safras é feito o trabalho de silagem entre 700 e 800 hectares de milho. Para ser atendido, o produtor precisa protocolar o pedido e posteriormente agendado o trabalho, que é realizado conforme a demanda de cada região, para otimizar o trabalho das máquinas, evitando o deslocamento de uma região para outra”, finalizou o secretário.