Prefeito Kolassa cumpre agenda em Porto Alegre

Acompanhado do secretário municipal de obras Gabriel Carlos Ziger e o secretário da fazenda, Leandro Keller, o prefeito cumpriu uma extensa agenda em busca de recursos ao município

Imagem Destaque Prefeito Kolassa cumpre agenda em Porto Alegre
Data da Publicação: 22/05/2019

O mês de maio iniciou com a administração municipal de Centenário buscando investimentos junto ao governo estadual. O prefeito Hilário Kolassa, acompanhado do secretário municipal de obras Gabriel  Ziger e o secretário da fazenda, Leandro Keller, estiveram em Porto Alegre cumprindo uma extensa agenda em busca de investimentos para Centenário.

A comitiva esteve na Secretaria de Agricultura para reforçar o pedido de uma ensiladeira para realização de silagem nas propriedades rurais do município. A solicitação havia sido feita por meio da Consulta Popular e deveria ter sido adquirida em 2018, porém o estado não deu andamento a solicitação por falta de verbas. O Município aguarda a liberação do estado para iniciar o processo de licitação.

Também foi solicitada a agilidade no processo de liberação de perfuração de dois poços artesianos. O município pretende perfurar poços na comunidade de  Linha Sete e na comunidade de Lajeado André, onde a rede de abastecimento é muito extensa e os poços iriam garantir o abastecimento de todos os moradores.

Na secretaria de obras, o prefeito solicitou ampliação de metas do recurso que sobrou de duas pontes que foram construídas em Centenário. A verba remanescente deve ser utilizada para construção de bueiros em comunidades do interior, visto que as localidades sofrem com problemas de alagamentos após períodos de chuvas forte.

Nota fiscal eletrônica

Outra melhoria, foi o cadastramento do município e a confecção do cartão digital da nota fiscal eletrônica, que irá auxiliar os agricultores que tem sua produção destinada ao comércio. Essa prática irá agilizar o trabalho nas propriedades rurais e reduzir a expedição do talão do produtor, que é feito diretamente na prefeitura.

Por fim, a comitiva esteve na Assembleia Legislativa, em visita ao gabinete do deputado estadual Edegar Pretto, e também visitando a assessoria do deputado federal Elvino Bohn Gass, buscando emendas de bancada na área de saúde e agricultura para destinar para a população do município.

O prefeito Hilário Kolassa enfatizou que a comitiva voltou otimista de Porto Alegre, pois a busca por recursos para investir no município deve trazer resultados em breve, e que alguns problemas que a comunidade vem enfrentando devem ser solucionados em um curto espaço de tempo.

Imagens: Galileu Oldenburg | Agência ALRS