Produtores rurais de Centenário investem nas culturas de inverno

Prefeitura é parceria no plantio das lavouras de aveia e pastagens, elevando a lucratividade das culturas do período mais frio do ano

Imagem Destaque Produtores rurais de Centenário investem nas culturas de inverno
Data da Publicação: 18/04/2019

Com o fim da colheita de verão, chega o momento de focar o trabalho para o período mais frio do ano, e a melhor maneira preservar o solo e preparar para a safra de verão do ano seguinte, é fazer a chamada “cultura de inverno”.

Apesar da safra mais lucrativa ser a de verão, é justamente no período de inverno que ela começa a ser preparada. Além de “carregar” o solo com nutrientes, a palhada deixada na lavou reduz os riscos com prejuízos caso ocorra um período de estiagem no verão.

Os agricultores do Rio Grande do Sul tem optado por diferentes culturas para este período do ano, em Centenário os produtores rurais tem optado pela plantação de aveia e nas pastagens. No município, a cobertura do solo iniciou no final do mês de março, e agora, em abril o plantio entra na reta final.

Sabendo da importância de trabalhar a agricultura em um ciclo de longo prazo, e para auxiliar os agricultores do município a desenvolver as cultivares de inverno, principalmente por elas terem uma rentabilidade reduzida, a prefeitura de Centenário tem sido parceiros dos produtores rurais no desenvolvimento das lavouras de inverno.

A parceria tem dado certo, já que reduz o custo da implantação da lavoura, e traz benefícios de longo prazo para os produtores rurais. A prefeitura tem entrado como parceiro dos agricultores, subsidiando o trabalho com uma plantadeira, um trator, além do operador das máquinas, e desta forma, absorvendo parte do custo de implantação das lavouras.

O produtor rural que quiser ser beneficiado pela parceria deve procurar a Secretaria Municipal de Agricultura e fazer o agendamento do trabalho, já que pela grande procura é necessário um ajuste de cronograma de trabalho. O poder público municipal estima que nas próximas semanas o de plantio das lavouras e inverno já deve estar concluído.