Centenário

Imagem Destaque Outubro Rosa
Data da Publicação: 14/11/2017
Data do Acontecimento: 14/11/2017

O Outubro Rosa é uma campanha mundial, realizada anualmente no mês de outubro, que busca a conscientização das mulheres a respeito da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama, aumentando as chances de cura e reduzindo a mortalidade. A campanha é simbolizada pelo laço cor-de-rosa.

Durante o mês de outubro, a Equipe da UBS de Centenário-RS, procurou desenvolver algumas atividades juntamente com as mulheres, a fim de encorajá-las a realizar exames e tratar qualque problema encontrado precocemente, visto que, nos estágios iniciais, o câncer de mama é assintomático e responde muito melhor aos tratamentos.

Neste mês, foi destinado um dia por semana para a coleta de exames preventivos e solicitações de mamografias. Foram distribuídos folders nas residências e na UBS sobre prevenção, sinais e sintomas do câncer de mama e colo de útero. A unidade também realizou a sensibilização com os seus funcionários, que vieram todos os dias com fitas rosa e camiseta rosa como símbolo do Outubro Rosa. Para finalizar, ocorreu uma Mateada Rosa com entrega de brindes as mulheres, como uma forma de integração das mulheres de nosso Município.

Parabenizamos a todos envolvidos pelo excelente trabalho junto à população durante as atividades. Agradecemos a todas as secretarias parceiras que contribuíram para valorizar a campanha. Contamos com uma excelente participação das mulheres, com isso a campanha cresce significativamente a cada ano e teremos novos parceiros pelo caminho. O mais importante é a conscientização das mulheres, reforçando que a Secretaria de Saúde está disponível para atender a todos e a todas.

"Cuidar da sua saúde é um gesto de amor à vida."

Cora Coralina (poeta mineira) quando fala de sua vida e de sua postura frente a ela, expressa essa liberdade dizendo: "Eu sou aquela mulher que fez a escalada da montanha da vida removendo pedras e plantando flores."

Com essas palavras queremos acolher a cada uma de vocês que aceitou o convite para aui se reunir, refletir e compartilhar da sua à luz deste Deus que nos acolhe, nos anima e nos faz viver.

- Secretário Municipal de Saúde, Genoir Marcos Florek

- Coordenadora/Enfermeira da UBS, Patrícia K. Banaszeski