Centenário une homens e mulheres na prevenção do câncer

Imagem Destaque Centenário une homens e mulheres na prevenção do câncer
Data da Publicação: 31/10/2019

Um grande evento destinado a conscientização e a prevenção do câncer. Na tarde desta quarta-feira (30), a Prefeitura de Centenário, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, promoveu a palestra show com o psicólogo Junior Chisté.

O evento reuniu centenas de pessoas no Ginásio Municipal de Centenário e fez parte da programação da campanha “Outubro Rosa e Novembro Azul – Um só Encontro, Uma só Jornada!”. O objetivo foi reunir homens e mulheres para conscientizá-los sobre a importância da prevenção. O “Outubro Rosa” e o “Novembro Azul” são movimentos mundiais que tem como objetivo de conscientizar toda a população sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de próstata e do câncer de mama.

A atividade foi marcada pela interatividade entre o palestrante e o público. O show do psicólogo Junior Chisté, promoveu um momento de reflexão que uniu homens e mulheres para repensar a maneira com que cada um enfrenta as situações do cotidiano, e a importância de agir preventivamente, em especial em assuntos relacionados a saúde e o bem estar. Durante a palestra também foi feito o lançamento do livro: “Por que sabemos o que sabemos e não fazemos”.

Estiveram presentes na atividade o prefeito Hilário José Kolassa; a primeira-dama Shirlei Maria Moreto Kolassa; a presidente da Câmara de Vereadores, Angelita Ziger; o secretário de Saúde, Aroldo José Borges; a secretária de Educação, Cultura e Turismo, Ana Maria Stankiewicz May; a assistente social e coordenadora do CRAS, Aline Lowe Ribas Wilhelm; o vereador Gabriel Ziger; e a psicóloga e extensionista rural do Escritório Municipal de Centenário, Joice Schneider Marmentini.

O prefeito Hilário Kolassa agradeceu o envolvimento de toda a comunidade local em prol de uma atividade que traz benefícios de todos. “Agradeço o empenho de todos os envolvidos na organização deste evento, que é um sucesso. Momentos como o que acontece nesta tarde são simbólicos, pois mostram que homens e mulheres precisam caminhar juntos na prevenção contra o câncer. Por isso o poder público de Centenário optou em fazer esta ação unindo as campanhas do Outubro Rosa e do Novembro Azul.”, destacou ele. O prefeito ainda enfatizou que Centenário tem feito fortes investimentos na área da saúde. “Buscamos junto ao Deputado Federal Paulo Pimenta um investimento de R$ 250 mil reais, que já está na conta da prefeitura, e que serão utilizados para a aquisição de uma van para o transporte de pacientes. Já nos próximos dias deveremos encaminhar o processo licitatório”, destacou Kolassa.

O Secretário de Saúde de Centenário, Aroldo José Borges, agradeceu o empenho de todo o poder público municipal para a realização desta atividade. “Nesta quarta-feira, as secretarias municipais funcionaram apenas com a presença dos secretários e dos chefes dos departamentos, para que os demais servidores fossem liberados das suas atividades para participar do evento, e isso demonstra a união de todo o poder público em torno desta causa”, comentou o secretário. Ele ainda destacou que foi de grande importância a união de homens e mulheres em prol da prevenção. “Mesmo com as dificuldades enfrentadas para a realização do evento, nós conseguimos realizar uma atividade que reuniu homens e mulheres. Optamos em fazer um evento alusivo ao Outubro Rosa e ao Novembro Azul no mesmo dia, como uma maneira de incentivar a participação dos homens, e conseguimos conquistar este objetivo”, finalizou ele.


ACESSO AS
REDES SOCIAIS