Obras na Escola Municipal de Educação Infantil Criança Feliz são concluídas

Investimentos realizados pelo município de Centenário possibilitaram uma ampliação de 290 metros quadrados, aumentando as vagas, e oferecendo maior conforto e segurança para as crianças

Imagem Destaque Obras na Escola Municipal de Educação Infantil Criança Feliz são concluídas
Data da Publicação: 21/10/2019

Uma obra que estava sendo aguardada pela população de Centenário há muitos anos foi concluída no começo deste mês e já está entregue para uso das crianças do município. A reforma e a ampliação da Escola Municipal de Educação Infantil Criança Feliz é considerada uma das principais obras da área da educação executada nos últimos anos.

As obras aconteceram em duas etapas. A primeira delas deveria ter sido concluída até 31 de dezembro de 2016, pois tratava-se de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), feito entre o Ministério Público e o prefeito da época. Entretanto as obras não foram realizadas e por isso logo que assumiu o seu mantado, o prefeito Hilário Kolassa priorizou esta etapa. “Não havia espaço para todas as crianças, por isso realizamos um estudo e decidimos ampliar o projeto inicial, fazendo uma ampliação de 200 metros quadrados . Isso precisou ser construído nos dois primeiros anos do mandato. Todo este investimento foi realizado com recursos do próprio município e concluídos ainda em 2018”, comentou o prefeito. Ainda em 2018, foram adquiridos equipamentos e mobiliários para o atendimento das crianças neste prédio ampliado.

Em 2019 o município captou recursos junto ao Governo Federal para a realização da segunda etapa, de aproximadamente 90 metros quadrados, que contou com uma contrapartida do governo municipal.  Foi realizado o levantamento das paredes, a cobertura do pátio localizado na frente do prédio, e a instalação de redes de proteção na parte externa, aumentando o conforto e segurança da área de convivência das crianças, também foi instalada uma cobertura que serve de proteção para as crianças nos dias de chuva e frio, durante o embarque e desembarque no transporte escolar. “Nossa preocupação é dar o máximo de segurança para as crianças, além de fazer uma obra com uma qualidade superior para que supra as necessidades por um longo período.  Nossa intensão é fazer investimentos na educação, que é um dos pilares do desenvolvimento”, comentou o prefeito.

A parte antiga do prédio também foi restaurada a pintura, com o objetivo de minimizar os gastos com manutenção ao longo dos anos. O investimento tem por objetivo atender a demanda de todas as comunidades do município, com a preocupação de suprir uma demanda futura.

A Secretária de Educação, Cultura e Turismo, Ana Maria Stankiewicz May, comenta que a obra impacta de forma bastante positiva, pois dá à Educação Infantil uma infraestrutura de boa qualidade, em especial por ela ser a base da educação. Por meio dos investimentos realizados neste local, foi possível aumentar o número de vagas, incluindo as turmas do Berçário. “Atendemos crianças matriculadas de todo o município, com idade de 0 à 3 anos na creche, 4 e 5 anos na Pré-Escola. Sendo que as turmas do Berçário I e II são atendidas no turno integral. As demais turmas nos turnos de manhã e tarde, totalizando mais de 100 crianças”. comentou ela.

Ela enfatiza que este projeto de ampliação e reforma da infraestrutura da escola de Educação Infantil, é um dos mais relevantes de vários investimentos realizados  na Educação  até este período.