Prefeitura alerta para vacinação bovina contra a Brucelose

Imagem Destaque Prefeitura alerta para vacinação bovina contra a Brucelose
Data da Publicação: 02/10/2019

A Prefeitura de Centenário, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, orienta os produtores rurais do município para que realizem a vacinação do seu rebanho para o combate da Brucelose.

É obrigatória a vacinação de todas as terneiras com idade entre 3 e 8 meses, visto que se trata de uma doença grave e contagiosa, causada por bactérias capazes de infectar várias espécies de animais, tais como bovinos, caprinos, equinos, suínos e cães. Entretanto,  a doença também pode ser contraída por humanos, causando febre, dor, enfraquecimento nas articulações, sudorose, dor de cabeça, podendo ocasionar meningite, abortos, infertilidade e levar a morte caso não for tratada.

O secretário municipal de agricultura, Dorival Junior Preczevski, destaca que Centenário está realizando um trabalho de conscientização dos produtores rurais para a importância desta vacina, já que um levantamento realizado pelo poder público municipal aponta que o índice vacinal contra a brucelose é de apenas 45,8%, isto quer dizer que  menos da metade do rebanho está protegida contra esta doença.  “No ano de 2017 e 2018, nós da Secretaria da Agricultura da Prefeitura Municipal de Centenário, vacinamos em torno de 800 terneiras contra a brucelose, e estamos trabalhando para a conscientização dos produtores rurais para que realizem essa vacinação, que possui um custo muito baixo frente aos impactos negativos que ela pode causar”, disse o secretário.

Para mais esclarecimentos e agendamento da aplicação da vacina, o produtor rural pode entrar em contato com a Secretaria Municipal da Agricultura, que receberá a instrução necessária.