Prefeitura de Centenário incentiva agricultores a utilizar a “Cama de Frango” nas lavouras

O material resultante da limpeza dos aviários é utilizado como fertilizante orgânico nas lavouras

Imagem Destaque Prefeitura de Centenário incentiva agricultores a utilizar a “Cama de Frango” nas lavouras
Data da Publicação: 26/08/2019

O uso integrado e racional dos recursos de uma propriedade pode ser uma ferramenta importante para o aumento da lucratividade no campo. Em Centenário, a prefeitura, em parceria com os agricultores estão buscando uma alternativa para a utilização da chamada “Cama de Frango”. O material é o resíduo proveniente da limpeza dos aviários, que são transportados para as lavouras e espelhados para servir como fertilizante.

O secretário de Agricultura do Município, Dorival Junior Preczevski, destaca que a parceria entre os produtores e a prefeitura propicia uma queda nos custos de realização do trabalho, e traz uma série de benefícios para o produtor rural, “Essa cama é um adubo orgânico que auxilia na estruturação do solo, pois em nossa região, de um modo geral, o solo tem um teor de matéria orgânica baixo. Diferentemente do adubo químico, que dura por no máximo 40 dias, o orgânico pode atuar no solo por um período de até dois anos”, comentou ele.

Antes de espalhar a “Cama de Frango” nas lavouras é realizada a análise do solo, os dados são coletados e avaliados pela Emater do município, para somente depois ser realizado o trabalho.

Para ser beneficiado com a parceria, o produtor precisa ir até a prefeitura de Centenário e agendar o trabalho na Secretaria de Agricultura. Parte do custo deste trabalho é subsidiado pelo poder público municipal.


    Imagens da Notícia

  • Ver imagem
  • Ver imagem
  • Ver imagem

ACESSO AS
REDES SOCIAIS