Secretaria de Saúde investe em treinamento e equipamentos para aprimorar os atendimentos

Objetivo é melhorar a comunicação entre o município de Centenário e o Ministério da Saúde através do E-SUS, para que o município receba mais recursos para investir nesta área

Imagem Destaque Secretaria de Saúde investe em treinamento e equipamentos para aprimorar os atendimentos
Data da Publicação: 23/08/2019

Em um momento em que estão acontecendo cortes de repasses do Governo Federal e do Estado do Rio Grande do Sul na área da saúde, a gestão municipal de Centenário busca alternativas para garantir a qualidade do atendimento no município.

A Secretaria Municipal de Saúde está investindo em equipamentos e treinamentos dos profissionais da área para garantir que o repasse de recursos do Ministério da Saúde, através do sistema E-SUS, seja ampliada. O secretário da saúde, Aroldo Borges explica que foram adquiridos novos equipamentos de informática para Unidade Básica de Saúde (UBS) e Secretaria Municipal (SMS), que tem por objetivo solucionar um problema crônico entre o município de Centenário e o Ministério da Saúde. Por meio destes equipamentos, o município passa estar conectado em tempo real com o Ministério da Saúde para o envio dos relatórios de atendimentos realizados na Unidade Básica de Saúde e na Secretária de Saúde. O objetivo da aquisição destes equipamentos é acabar com as dificuldades dos envios de relatórios de procedimentos realizados no município, e consequentemente acabar com as complicações de recebimento dos incentivos financeiros do Governo Federal.

Este era um problema que Centenário enfrentava há anos, com a falta de investimento em sua estrutura de informática e lógica na Saúde. Além disso, todos os colaboradores foram capacitados para operar o sistema do Governo Federal - E-SUS.  “O Sistema E-SUS foi implantado em 2015 pelo Governo Federal para que todos os atendimentos que acontecem na Unidade Básica de Saúde sejam informados de forma automática ao Ministério da Saúde. Os recursos são enviados ao município na proporção dos atendimentos realizados, porém, os dados estavam desatualizados, e isso fazia com que os repasses acontecessem de forma deficitária. Na última semana aconteceu um treinamento de três dias com os agentes comunitários de saúde, médicos, dentistas, técnicas de enfermagem, enfermeiras. O treinamento diz respeito ao acesso, a alimentação e a finalização do processo de cada atendimento no sistema”, comentou o secretário Aroldo Borges. Além disso, o município está realizando o trabalho de recadastramento de todas as famílias, pois esta informação estava desatualizada, o que também acarretava em menos repasses financeiros.

O governo municipal, salienta que a população tenha em mãos a partir de agora o Cartão do SUS, quem ainda não possui o documento pode fazer de forma  gratuita na Secretária Municipal de Saúde com a colaboradora Rosemeri Rodrigues. Para outras informações o cidadão pode ligar no número 054 36135153.


    Imagens da Notícia

  • Ver imagem
  • Ver imagem

ACESSO AS
REDES SOCIAIS