Prefeitura oferece serviço de inseminação artificial em bovinos

Imagem Destaque Prefeitura oferece serviço de inseminação artificial em bovinos
Data da Publicação: 16/07/2019

A Prefeitura Municipal por meio da Secretaria de Agricultura, oferece o serviço de inseminação de sêmen bovino para produtores do município. O trabalho é desenvolvido pelo profissional Márcio Ososki.

De acordo com o secretário de Agricultura, Dorival Júnior Preczenski, esse já um serviço tradicional oferecido pelo município. “Após a licitação, iniciamos o trabalho com o Márcio que ganhou o processo. Com isso a Prefeitura custeia o serviço do profissional e a corrida dele até a propriedade, ficando a cargo do produtor o custo somente do sêmen”, explicou.

Conforme o secretário, o serviço possibilita que uma redução de custos na propriedade, já que não é necessário manter um touro para reprodução e ao mesmo tempo possibilita uma melhora da qualidade do rebanho. “Por meio da empresa são oferecidos diversos tipos de sêmen, então o produtor escolhe qual raça ele quer trabalhar, tem sêmen de boa qualidade para carne, outros que são melhores para produção de leite”, comenta.

São realizadas mensalmente em torno de 130 inseminações nas propriedades do município, uma forma de garantir para o produtor uma melhor genética do rebanho para a produção de alimentos.

O serviço de inseminação artificial é realizado todos os dias da semana, devendo ser agendado diretamente com Márcio Ososki pelo telefone (54) 98413-4716.