Seminário Municipal de Agricultura e PecuáriaSeminário Municipal de Agricultura e Pecuária

Publicado em 20/03/2024, Por Assessoria de Comunicação

No dia 19 de março, o Ginásio da Escola Nossa Senhora de Fátima, localizado no KM 30, foi palco do Seminário Municipal de Agricultura e Pecuária, como parte da programação das festividades de 32 anos de Centenário. Durante o seminário, a EMATER promoveu duas importantes palestras.

Um dos assuntos em destaque foi a Nota Fiscal Eletrônica para produtores rurais, uma ferramenta atual e essencial para informar e orientar os agricultores sobre suas obrigações fiscais. Além disso, foi apresentado um panorama atual do mercado da agricultura e pecuária.

Um dos pontos altos do evento foi a apresentação do programa Novo Rumo. Em parceria com a Brigada Militar e a administração municipal, o programa realizou o georreferenciamento das propriedades do interior do município em 2023 e 2024. Esse projeto visa facilitar a chegada dos serviços de segurança e saúde em casos de emergência, em breve todas as propriedades rurais terão códigos de identificação com as coordenadas geográficas.

O Banrisul, como apoiador do evento, também teve sua participação destacada, apresentando sua linha de negócios no agronegócio e esclarecendo como funcionam os serviços.

Além disso, houve a assinatura do contrato de financiamento da energia solar para os prédios públicos do município de Centenário. Essa iniciativa ressalta a importância da inovação nos dias atuais, não apenas para a sustentabilidade ambiental, mas também para a eficiência energética.

A administração municipal também divulgou a nova etapa do Programa Desenvolve + Centenário, destacando os incentivos disponíveis para o setor e suas diversas modalidades, visando impulsionar ainda mais o desenvolvimento local.

Por fim, um agradecimento especial foi direcionado aos apoiadores do evento, que patrocinaram o almoço: Queijaria Kanigoski, Padaria Kanigoski e Terraplanagem Cigainski. Seu apoio foi fundamental para o sucesso deste importante encontro voltado para o fortalecimento da agricultura e pecuária em nossa região.